fbpx

Presidente da CNSaúde fala sobre medidas a serem tomadas contra o coronavírus

Breno Monteiro, Presidente da Confederação Nacional da Saúde (CNSaúde)

A Agência Nacional de Saúde (ANS) avalia incluir exames que detectam o novo coronavírus em planos de saúde. A informação foi dada pelo presidente da Confederação Nacional da Saúde (CNSaúde), Breno Monteiro, em entrevista nesta terça-feira (3/3) ao programa CB.Poder, uma parceria entre o Correio Braziliense e a TV Brasília. No último balanço do governo, cerca de 433 pessoas estão sob suspeitas da doença que vem amedrontando o mundo todo nos últimos dias.

“Existe essa conversa e inclusive a Agência Nacional de Saúde Suplementar, não sei se é nessa semana ou na próxima, estará avaliando pra incluir no rol os testes para o coronavírus que é uma emergência mundial e a população que tem plano de saúde tem que ser atendida para esse exame. Eles estão analisando pra fazerem isso de forma excepcional e o mais rápido possível”, contou Breno Monteiro. “Não houve essa discussão antes, porque ela é uma doença que não existia aqui”, afirmou.

Leia também: Justiça concede liminar impedindo a exclusão do dependente no plano de saúde

Questionado se é necessário haver treinamento especial de equipes médicas e dos hospitais, Monteiro defendeu e ainda argumentou que isso não vale somente ao novo coronavírus e, sim, para as demais enfermidades que possam surgir no futuro. “Qualquer doença nova que apareça, ela tem características diferentes, e você precisa preparar sua equipe para identificá-las o mais rápido possível. Todos os dias saem estudos novos de doenças, quais são os sintomas, quantos dias se manifestam. Então, além de você ter que acompanhar isso diariamente, você precisa ir treinando com essas informações toda a rede”, analisou.

Veja também: Vilhena Silva Advogados representam o consumidor no STJ

O presidente da CNSaúde ainda ressaltou que é preciso haver cuidados e responsabilidades para não deixar a população em caos no Brasil. “Até este momento, não existe circulação do vírus dentro do nosso país, os casos que estão sendo notificados são aqueles que vieram de fora. Então, a população precisa ficar tranquila e o Brasil está bem estruturado, os protocolos vêm sendo bem introduzidos, e os profissionais da área são treinados constantemente. Acredito que temos tudo para superar essa doença”, ressaltou.

Fonte: Correio Braziliense



WhatsApp chat