O que nos move é a crença de que a luta por uma vida mais justa é necessária e não é vã

Homenagem de Renata Vilhena Silva ao Dia do Advogado!

Por: Renata Vilhena Silva

Refletindo sobre o que me move e o que mobiliza meus pares: advogados, juízes, promotores, tenho a certeza que escolhemos a profissão certa e o caminho que nos enche de orgulho e satisfação. 

Lutar pelo direito à saúde, pela dignidade do cliente doente, tem sido meu cotidiano há anos. A cada batalha vencida, me sinto mais segura e reafirmo a promessa feita no encerramento da universidade. 

Ver as pessoas felizes ou, pelo menos, se sentindo bem cuidadas, traz alegria enorme ao nosso ambiente de trabalho. Nossa equipe se dedica de corpo e alma à preservação da integridade das pessoas doentes, dos que se sentem abusados, dos que entendem que seus direitos não foram respeitados. O exercício de falar pelo outro e em benefício do outro, exige uma transposição de lugar. Ocupar esse lugar, para melhor entender o problema, não é simples e requer cautela, apuro e sobretudo muito cuidado.

Também travamos uma luta com as operadoras de saúde e a ANS, mostrando a elas qual foi a negligência, a falta de respeito, o abuso, já que insistem em cometer ou fingem que não veem. A injustiça e a falta de escrúpulos de alguns são os combustíveis do nosso trabalho, nos inflamam e nos põe em movimento.

Imagino como é árdua a vida dos que lutam contra a corrupção, a falta de ética, especialmente nos dias atuais de um país em crise política-econômica sem precedentes.

A todos os que brigam para tornar o Brasil melhor, acreditam que a vida pode ser mais justa, e que podemos encontrar um caminho mais solidário e menos egoísta e, aos clientes, que confiam em nosso trabalho, o nosso muito obrigado por prosseguirem.

Feliz Dia do Advogado!



WhatsApp chat