Direitos dos demitidos | Vilhena Silva Advogados
(11) 3256.1283 Consulte seu processo

Direitos dos demitidos

Em razão da crise financeira que assola o país, muitos trabalhadores foram demitidos de seus empregos, sem justa causa. As empresas, na maioria das vezes, não oferecem a continuidade no plano de saúde da empresa por tempo determinado na Legislação vigente. 

O artigo 30 da Lei 9.656/98 garante ao ex-funcionário demitido o direito de manter na qualidade de beneficiário do plano de saúde empresarial, nas mesmas condições de cobertura assistencial de que gozava quando da vigência do contrato de trabalho, desde que assuma o pagamento integral da mensalidade.  

Com os requisitos preenchidos, o ex-funcionário adquire o direito de continuar como beneficiário pelo período de um terço do tempo, calculado sobre a permanência do vínculo empregatício, com um mínimo assegurado de 6 (seis) meses e um máximo de 24 (vinte e quatro) meses.  

A manutenção do plano de saúde é extensível, inclusive, a todo grupo familiar inscrito quando da vigência do contrato de trabalho, porém, o benefício será excluído se o ex-empregado for admitido em novo emprego. 

Contudo, se a ex-empregadora ou o convênio médico não cumprirem as determinações contidas no Art. 30 da Lei 9.656/98, o consumidor poderá pleitear seus direitos junto ao Poder Judiciário.

Eventos

Ao mesmo tempo em que apresentará os principais avanços da oncologia mundial e as contribuições mais relevantes da oncologia nacional, o XX Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica convidará a todos...

Leia mais

Publicações

O advogado Rafael Robba conquistou o título de mestre pela FMUSP. A dissertação traz dados que auxiliam na compreensão do alto índice de judicialização da...

Download do arquivo

Ver mais

Vídeos

"Sempre que o índice de reajuste do plano coletivo fica muito acima do índice da ANS, que em 2017 foi de 13,55%, ele pode ser considerado abusivo, pois o...

Assista agora

Ver mais

Saiu na Mídia

A lentidão no processo de aprovação de um medicamento não pode se tornar uma barreira para que os pacientes tenham acesso rápido a novas drogas que podem até salvar vidas.

Leia mais